O Sport Lisboa e Benfica, um dos clubes mais prestigiados e populares de Portugal, foi fundado em 28 de fevereiro de 1904 em Lisboa. A sua história é marcada por inúmeros títulos nacionais e conquistas notáveis a nível europeu, solidificando a sua "mística" e a paixão da sua vasta base de adeptos.
Fundação e Primeiros Anos
O clube resultou da fusão entre o Grupo Sport Lisboa e o Sport Clube de Benfica em 1908. A figura central na fundação foi Cosme Damião, que, juntamente com outros jovens, estabeleceu o clube com base nos valores aprendidos na Casa Pia de Lisboa, como dedicação e espírito desportivo. As cores do clube, vermelho e branco, simbolizam alegria e luta, e a águia no emblema representa independência e autoridade.
Era de Ouro Europeia (Anos 60)
A década de 1960 foi o período de maior sucesso internacional do Benfica. Sob a liderança do treinador Béla Guttmann e com a estrela Eusébio, o clube conquistou a Taça dos Clubes Campeões Europeus (atual Liga dos Campeões da UEFA) duas vezes consecutivas:
1960/61: Vitória por 3-2 sobre o Barcelona.
1961/62: Vitória por 5-3 sobre o Real Madrid.
O clube alcançou outras três finais da competição nessa década, mas não voltou a vencer, dando origem à famosa "maldição de Guttmann".
Domínio Nacional e Recordes
O Benfica é o clube mais titulado de Portugal, com um recorde de 86 troféus domésticos. Detém a maior quantidade de títulos da Primeira Liga (38) e da Taça de Portugal (26).

0 Comentários